Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Aquiraz lança programa de prevenção às drogas – Famílias Fortes

Desenvolvido no Ceará pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o programa de prevenção às drogas Famílias Fortes (PFF) chega a Aquiraz.
O lançamento do programa aconteceu na manhã desta segunda-feira (9), em uma solenidade realizada na Câmara Municipal de Aquiraz. O secretário adjunto Especial de Políticas sobre Drogas, Claudio Saraiva, prestigiou o evento, juntamente com a gerente do Projeto Juventude do Futuro, Natália Alexandre, a formadora federal do Programa Famílias Fortes, da equipe FIUCRUZ/SENAD, Glaina Santos, a secretária do Trabalho e Assistência Social, Denise Aguiar, o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Ivaneldo Saraiva e o Assessor de Políticas Públicas e Instrucionais, Jair Silva. O Presidente da Câmara Josimar de Castro e vereador Fernando Câmara também foram prestigiar o evento.
Representando o prefeito Edson Sá, o Assessor de Políticas Públicas e Institucionais Jair Silva, falou ao público presente na cerimônia e ressaltou a importância da parceria com o governo do Estado, através da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), no âmbito das políticas sobre drogas. Em seu discurso, a secretária Denise Aguiar reiterou a importância da parceria entre a SPD e a Prefeitura de Aquiraz e pediu o engajamento das famílias no Programa Famílias Fortes para o pleno êxito da ação preventiva. “Como o próprio nome diz, o programa busca unir os membros das famílias e torná-las mais fortes para superar os desafios cotidianos, em especial as drogas, pois não importa a luta, o que importa é vontade de vencer”, afirmou a titular da Secretaria do Trabalho e Assistência Social.
Em seu discurso, o secretário Especial Adjunto da SPD, Cláudio Saraiva, ressaltou a parceria entre a pasta e a Prefeitura Municipal e a importância da participação ativa das famílias no PFF, avaliando a prevenção como a iniciativa mais eficaz para evitar o uso e abuso de drogas. O gestor lembrou, ainda, o compromisso do governador Camilo Santana de aproximação permanente das secretarias com a população a ser atendida e o fato de o Ceará ser o único Estado do País a contar com uma pasta específica para atuar no âmbito das políticas sobre drogas.
Natália Alexandre Ferreira, gerente do Projeto Juventude do Futuro da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas do Estado do Ceará, salientou a importância de se apostar no eixo da prevenção e do Estado poder contar com o apoio da Coordenadoria, Secretaria, agentes de saúde e do prefeito.
O programa
O PFF é voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de drogas e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Os grupos de famílias já foram constituídos e, a partir de agora, começam os encontros semanais nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de cada localidade, conduzidos por profissionais da assistência social e outros, envolvendo pais, responsáveis e os jovens.

Nos encontros, inicialmente em separado e posteriormente juntos para estímulo à conversação familiar, pais e filhos abordam temas da vida em família, como amor, limites, regras domésticas, bons comportamentos, estresse e proteção contra o abuso de substâncias e outros. Dentre os benefícios alcançados através do diálogo estão a redução da agressividade, do isolamento social e do uso e abuso de substâncias psicoativas, a maior interação entre pais e filhos e a melhoria do rendimento escolar.

Nenhum comentário